Prova Analítica
Química Analítica Instrumental F - 1o Semestre 2004 – 17/07/2004
TERCEIRA AVALIAÇÃO
Aluno(a): Prof. Prática:
1) Um indivíduo que está sendo acusado de causar a morte de uma criança por dirigir embriagado teve o teor de etanol determinado no sangue (o qual foi coletado logo após o acidente) por cromatografia gasosa e os dados são mostrados nos cromatogramas e tabela abaixo. Foram analisadas três alíquotas de sangue. Inicialmente foi feita uma diluição de 120 L do sangue em metanol em um balão de 10,00 mL. Em seguida, a 3,00 mL desta solução foram adicionadas alíquotas do padrão, conforme tabela abaixo, sendo os volumes completados com metanol em um balão de 10,00 mL. Os valores apresentados correspondem a uma das alíquotas da amostra de sangue, uma vez que as demais apresentaram uma diferença de 0,2%, com 95% de confiança, em relação a esta. Assim sendo, responda as questões a seguir:
a) Qual dos sinais nos cromatogramas corresponde ao pico do etanol? (1 ponto)
b) Calcule a concentração de etanol no sangue do acusado. Sabendo que a legislação permite um máximo de 800 mg de etanol por litro de sangue (resolução 476 CNT de 1974), emita um laudo que servirá de subsídio para o promotor de justiça fazer a acusação, bem como para o juiz dar seu veredicto. (10 pontos)
Concentração de Padrão Adicionado (mg .L-1)
Área do pico
0
1078
1,50
1619
3,00
2157
6,00
3234
2) Aparelhos para análises espectrométricas geralmente necessitam de dispositivos de purificação da radiação eletromagnética, tais como filtros ou monocromadores. Responda os seguintes itens, relativos a tais dispositivos, justificando suas respostas.
a) Por que na espectrofotometria de absorção molecular o monocromador situa-se antes do compartimento da amostra e na espectrometria de absorção atômica, logo após este compartimento? (2 pontos)
b) Porque na fotometria de chama o uso de filtros