Resumo : Geografia da Região Sul do Brasil
O clima da região Sul apresenta-se uniforme, com pequenas variações. Os outros elementos do quadro natural sulista, entretanto, quase sempre apresentam duas paisagens em contraste: relevo com extensos planaltos e estreitas planícies, hidrografia com duas grandes bacias fluviais (a do Paraná e a do Uruguai) e outras menores, vegetação em que se alternam florestas e campos. A consideração dessas dualidades, é de extrema facilidade para a compreensão da natureza sulista. Relevo
O relevo dessa região é dominado, na maior parte de seu território, por duas divisões do planalto Brasileiro: o planalto Atlântico e o Meridional; o Meridional é subdividido em duas partes: planalto Arenito-basáltico e Depressão Periférica. A região apresenta ainda algumas planícies.
Clima
A região Sul é dominada pelo clima subtropical, ou seja, o clima típico desta região é mais frio em comparação ao clima tropical, e é onde são registradas as mais baixas temperaturas do país. Nesse clima, as médias variam de 16° C a 20°C.
Hidrografia
O relevo da região Sul inclina-se para o interior e a maior parte dos rios -que é o planalto- ;Concentram-se em duas grandes bacias hidrográficas: a bacia do rio Paraná e a bacia do rio Uruguai, ambas subdivisões da bacia platina.
Vegetação
Quando muitos geógrafos brasileiros se referem ao Sul do Brasil, é comum lembrarem-se de Mata de Araucárias ou Floresta dos Pinhais e do pampa gaúcho, formações vegetais típicas da região, embora não sejam as únicas.A região é ocupada também por vastas extensões de terra de campos limpos; e junto ao litoral, merece destaque a vegetação costeira de mangues, praias e restingas, que se assemelham ás de outras regiões do Brasil.