Protocolos
Na ciência da computação, um protocolo é uma convenção ou padrão que controla e possibilita uma conexão, comunicação ou transferência de dados entre dois sistemas computacionais. Os protocolos podem ser implementados pelo hardware, software ou por uma combinação dos dois.
O TCP/IP é um conjunto de protocolos de comunicação entre computadores em rede. Esse conjunto de protocolos pode ser visto como um modelo de camadas, onde cada uma é responsável por um grupo de tarefas, fornecendo serviços bem definidos para o protocolo da camada superior. A diante segue definido os protocolos relacionados à essa pesquisa,tais como : RDP, Ping, Bit Torrent e DNS.
RDP – Remote Desktop Protocol
O protocolo RDP se baseia na família de padrões de protocolo T-120 e é uma extensão desta. Trata-se de um protocolo com capacidade multicanal, que proporciona canais virtuais separados para o transporte de dados de apresentação, comunicação de dispositivos em série, dados altamente criptografados (atividade do mouse e do teclado) e assim por diante. Como o RDP é uma extensão do protocolo central T.Share, vários outros recursos são mantidos como parte do RDP, como os recursos de arquitetura necessários para o suporte a vários pontos (sessões em diversas partes). A distribuição de dados a vários pontos permite que os dados de um aplicativo sejam distribuídos em “tempo real” a diversas partes, sem que seja necessário enviar os mesmos dados para cada sessão individualmente, como por exemplo, os quadros de comunicação virtuais.
O protocolo RDP fornece uma base bastante extensível com a qual é possível desenvolver muitos outros recursos. Isto porque o RDP fornece 64.000 canais separados para a transmissão de dados. No entanto, as atividades atuais de transmissão estão usando apenas um único canal (para dados de apresentação, teclado e mouse). Além disso, o RDP foi projetado para dar suporte a diversos tipos de topologias de rede, como o ISDN e o POTS, e a muitos protocolos