Protocolos
(Border Gateway Protocol)
O BGP foi projetado para evitar loop de roteamento em topologia arbitrarias.
A função primaria de um sistema BGP é trocar informação de acesso a rede, inclusive informações sobre a lista de trajetórias com outros sistemas BGP. Esta informação pode ser usada para construir um gráfico de conectividade a partir do qual loops de roteamento podem ser detectados e reforçadas as políticas de decisão.
Quando um roteador se conecta a rede pela primeira vez, os roteadores BGP trocam suas tabelas de rotas completas. De maneira similar quando estas rotas mudam eles trocam informações sobre as mudanças.
FTP
(Protocolo de Transferência de Arquivos)
A transferência de arquivos dá-se entre um computador chamado cliente (o solicitante da conexão) e um servidor (o recebedor da solicitação). O cliente, através de software especifico, pode selecionar quais arquivos enviar ao servidor. Para existir uma conexão ao servidor, o utilizador informa usuário e senha, ou nome do servidor , endereço IP. Se os dados estiverem corretas a conexão é estabelecida usando um canal de comunicação chamado porta. Tais portas são conexão no qual é possível trocar dados. No caso da comunicação FTP a porta padrão é a 21.
HTTP
(Hyper Text Tranfer Protocol)
HTTP é um protocolo da camada de aplicação do modelo OSI utilizado para transferência de dados na internet.
Normalmente este protocolo utiliza a porta 80 e é usado para comunicação de sites, contudo para haver comunicação com o servidor do site é necessário utilizar comandos adequados, que não estão em linguagem HTML.
Funcionamento do Protocolo HTTP
Um sistema de comunicação em rede possui diversos protocolos que trabalham em conjunto para o fornecimento de serviços. Para que o protocolo HTTP consiga transferir seus dados pela Web, é necessário que os protocolos TCP e IP tornem possível a conexão entre clientes e servidores através de sockets TCP/IP.
SMTP
(Simple Mail Tranfer Protocol)
É um protocolo padrão