Protocolos
CURSO: Tecnólogo Em Redes De Computadores
MATÉRIA: Protocolo De Comunicação E Telecomunicação
PROFESSOR: Gabriel Carrijo
ALUNO: Uéslei Oliveira Batista
1. O QUE É CERTIFICADO DIGITAL?
O certificado digital é um arquivo eletrônico que contém dados de uma pessoa ou instituição, utilizados para comprovar sua identidade.
Exemplos semelhantes a um certificado são o RG, CPF e carteira de habilitação de uma pessoa. Cada um deles contém um conjunto de informações que identificam a pessoa e alguma autoridade (para estes exemplos, órgãos públicos) garantindo sua validade.
Algumas das principais informações encontradas em um certificado digital são: dados que identificam o dono (nome, número de identificação, estado, etc); nome da Autoridade Certificadora (AC) que emitiu o certificado; o número de série do certificado; o período de validade do certificado; a assinatura digital da AC.
O objetivo da assinatura digital no certificado é indicar que uma outra entidade (a Autoridade Certificadora) garante a veracidade das informações nele contidas.
2. O QUE É UMA AUTORIDADE CERTIFICADORA?
Autoridade Certificadora (AC) é a entidade responsável por emitir certificados digitais. Estes certificados podem ser emitidos para diversos tipos de entidades, tais como: pessoa, computador, departamento de uma instituição, instituição, etc.
Os certificados digitais possuem uma forma de assinatura eletrônica da AC que o emitiu. Graças à sua idoneidade, a AC é normalmente reconhecida por todos como confiável, fazendo o papel de "Cartório Eletrônico".
3. QUAIS AS PRINCIPAIS AUTORIDADES CERTIFICADORAS EM ATUAÇÃO NO BRASIL?
Atualmente, a ICP Brasil tem credenciadas oito Autoridades Certificadoras de primeiro nível (Presidência da República, Secretaria da Receita Federal, Serpro, Caixa Econômica Federal, AC Jus, Certisign, Imprensa Oficial de São Paulo - Imesp e Serasa), 20 ACs de segundo nível e mais de 800 Autoridades de Registro (AR).
4.