Linguagem ponta
A realidade das empresas de hoje é muito diferente das empresas administradas no passado com o surgimento de varias inovações tecnológicas e com o próprio desenvolvimento intelectual do homem é necessário muito mais do que intuição e percepção das oportunidades. A administração necessita de um amplo conhecimento e a aplicação correta dos princípios técnicos até agora formulados, a necessidade de combinar os meios e objetivos com eficiência e eficácia.
Quando Peter Drucker diz que é importante destacar que a “Administração” não é a mesma coisa que “Administração de empresas” o que ele esta querendo dizer?
Já na década de 30 os escritores e pensadores preocupados com a arte de administrar, (Taylor). Surge a administração de empresas fazendo a subdivisão da administração geral aplicada a qualquer tipo de organização, a forma com que a administração se aplica a uma empresa privada é diferente de uma governamental ou setor social sem fins lucrativos na qual a administração é mais necessária hoje em dia pelos inúmeros problemas de pobreza, saúde, educação, tensões internacionais, na qual se necessitam soluções administrativas, ai que entra uma teoria muito eficaz: “pensar Globalmente Agir localmente”.
- A administração deve gerir a empresa, não estar atenta ao que ocorra fora dela, o foco da administração é interno e não externo.
Essa teoria de acordo com as organizações está posicionada nos centros urbanos e totalmente fora de foco, pois claro a administração deve administrar primeiro seus meios controláveis, ou seja, internos que seria a gestão de pessoas, produção, entradas e saídas (setor contábil), mais levando em conta o mercado competitivo que temos hoje devemos sim abrir os olhos para nossos concorrentes, clientes e fornecedores e também fatores ainda mais difíceis de serem controlados que seria a política externa, oscilação do dólar, tudo isso não é controlado pela organização mais pode ser estudado para