Trabalho contabilidade
“Contabilidade é a ciência que estuda, registra, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades com fins lucrativos ou não.”
CAMPO DE APLICAÇÃO:
O das entidades econômico-administrativas, sejam de fins lucrativos ou não.
OBJETO DE ESTUDO DA CONTABILIDADE:
O patrimônio das entidades.
FINALIDADES DA CONTABILIDADE:
Assegurar o controle do patrimônio administrado e fornecer informações sobre a composição e as variações patrimoniais, bem como o resultado das atividades econômicas desenvolvidas pela entidade para alcançar seus fins, que podem ser lucrativos ou meramente ideais.
De acordo com o parágrafo acima, observamos duas funções básicas na contabilidade. Uma é a administrativa, e a outra é a econômica. Assim:
– Função administrativa: controlar o patrimônio
– Função econômica: apurar o resultado.
Patrimônio:
É o conjunto de bens, direitos e obrigação, mensurável em dinheiro, pertencentes a uma pessoa física ou jurídica. A representação quantitativa do Patrimônio de uma entidade é conhecida como Balanço Patrimonial, que é uma das mais importantes demonstrações contábeis e através da qual podemos apurar a situação patrimonial-financeira de uma entidade em determinado momento. O Balanço Patrimonial é composto de três elementos básicos:
ATIVO -
Bens e direitos
PASSIVO -
Obrigações
PATRIMÔNIO LÍQUIDO -
Diferença Ativo/Passivo
Contas:
Conta é o nome técnico que identifica um componente patrimonial (Bem, Direito, Obrigação, ou Patrimônio líquido) ou um componente de resultado (Despesa ou Receita)
Todos os acontecimentos que fazem parte do dia a dia da empresa, responsáveis pela gestão do patrimônio – como compras, vendas, pagamentos, recebimentos, etc. -, são registrados pela contabilidade por meio de contras. Assim, toda movimentação de dinheiro (entrada e saída) efetuada dentro da empresa é registrada em uma conta denominada Caixa.
Classificação das contas:
As contas podem ser classificadas em dois