Protocolos tcp/udp/ip
RESUMO
Este documento pesquisa resume dado de diversas fontes derivados sites da internet, colocando de forma clara para o leitor e possíveis referencias futuras sobre os protocolos IP, TCP e UDP. Apontando suas funcionalidades, o fundamento que ocorre por traz da camada de pacote e o momento onde ocorre a aplicação de cada um dos protocolos.
Porto Alegre , 28 de março de 2013.
Palavras chaves: Transmissão, Protocolos, internet, pacotes, regras.
INTRODUÇÃO
Desde o seu desenvolvimento em 1969 como recurso experimental com o nome de AEPANET(Advanced Research Project Agency Network), criado pelo U.S. Departament of Defense Advanced Research Projects Agency. Onde se viu a necessário a comunicação e troca de informações entre diversos sistemas de computadores e de dispersas organizações militares. Seu objetivo principal era estabelecer vínculos de comunicação, utilizando-se de redes de comutação de pacotes. Onde deveria ser utilizada a melhor rota possível entre os pontos, além de encontrar rotas alternativas caso houvesse algum problema. Oriunda da preocupação de manter ou ao menos tentar manter a comunicação entre os sites (locais), caso um ou mais pontos fossem destruídos em uma provável guerra nuclear. Em 1972 o projeto fora reconhecido pela comunidade internacional que hoje se transformou no que conhecemos como internet. Em 1983 foi definido que todos os computadores conectados a AEPANET seguiriam um padrão e implementando os protocolos TCP e IP.
Entretanto, o esforço inicial para implementar TCP resultou numa versão que somente permitiu circuitos virtuais. O modelo funcionou bem para transferência de arquivos e aplicações de logins remotos, mas alguns dos trabalhos em aplicações avançadas como pacotes de voz mostraram que, em alguns casos, a perda de pacotes deveria ser corrigida pela aplicação e não pelo protocolo TCP. Isso levou a uma reorganização do TCP original em dois protocolos: o simples IP que provia apenas o