protocolo de redes
1. Descobrir que portas seu computador utiliza quando você utiliza o programa de correio eletrônico e o seu navegador Web.
Resp: Em relação ao correio eletrônico, a porta utilizada é a 25 ou 587smtp entrada e 110 pop3 saída. No caso do cliente web a porta utilizada é a 80.
2. O que significa dizer que o HTTP é um protocolo sem estado?
Resp: O HTTP é um protocolo “stateless”, ou seja, um protocolo sem estado, o que, na prática, significa que ele não mantém o estado entre as requisições e respostas. Assim, cada requisição feita por um cliente é tratada como se fosse uma nova, independente, não sendo mantida nenhuma relação de histórico das requisições feitas.
3. Pesquise quais portas são classificadas como reservadas e o porquê destas reservas.
Resp: As portas reservadas seguem (0 a 1024). Geralmente, estão reservadas para os processos sistema ou aos programas executados por utilizadores privilegiados. Assim, um servidor possui números de portas fixos as quais o administrador da rede associa serviços
4. Que tipos de problemas podem surgir quando duas estações na mesma “ethernet” compartilham o mesmo endereço de “hardware”?
Resp: Certamente irá dar conflito nas máquinas. Cada placa tem seu MAC individual. Se por algum acaso isso acontecesse, a rede não saberia para qual das duas máquinas entregar um determinado dado
5. Compare as principais propriedades do HDLC e PPP. Quais delas são vantagens e desvantagens?
Resp: PPP: Foi concebido para multiprotocolo de interoperabilidade. Ao contrário do HDLS, O PPP é implementado de forma consistente entre os fornecedores de equipamentos diferentes. Suporta autenticação, usando PAP ou CHAP. Suporta correção de erros e circuitos multilinks ligados.
HDLS: É mais fácil de manter e de configurar. É ligeiramente mais eficiente que o PPP.