A pluralidade cultural e o esporte
A pluralidade cultural e o esporte
Antes de fazer qualquer relação da pluralidade cultural com o esporte, é importante sabermos o que é pluralidade cultural, mas antes disso precisamos saber também o que é cultura.
A cultura pode ser definida como um conjunto de manifestações realizadas através da arte, da literatura, da dança, da religião, da linguagem, dos costumes e dos valores morais e éticos, criados e mantidos por uma sociedade, ou um grupo de pessoas. Está presente em nossas vidas desde os povos mais primitivos, que foram transmitindo seus conhecimentos através de gerações passadas para as atuais gerações.
Pluralidade cultural é uma temática transversal que reuni um conjunto de manifestações culturais formada por diferentes etnias referente à contribuição de povos africanos, indígenas, portugueses e outros, para a construção de uma cultura corporal brasileira através do esporte, da dança, da luta. Não é necessário ir muito longe para se deparar com a pluralidade cultural, pois já dentro de uma sala de aula é possível observar as diferenças entre os alunos, onde todos pertencem a um mesmo país e, no entanto, possuem suas diversidades observadas através de seus ideais, seus valores, raça e sua religião.
Agora que já sabemos a definição dos temas abordados, podemos finalmente fazer a relação da pluralidade cultural com o esporte.
Vivemos hoje em uma sociedade plural, onde milhares de “tribos culturais” convivem dividindo o mesmo espaço, compartilhando dos mesmos bens e interagindo de diversas formas, em meio a esse turbilhão cultural encontra-se o corpo, instrumento de ação e responsabilidade. Este corpo está sujeito a uma série de conceitos, normas e valores culturais e religiosos que se formaram através de milhares de anos e o influenciam até os dias de hoje ditando nosso comportamento social.
Por esse motivo, as diversas culturas existentes como as indígenas, africanas, portuguesas, inglesas e outras, trouxeram