Protocolo de avaliação
CURSO LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
JAN ALEF DA CRUZ GOMES.
JÉSSICA CAROLINA FERREIRA DA SILVA.
PAULO DE CARVALHO RENAU.
WESLEY DE OLIVEIRA LEONARDO.
PROTOCOLOS DE AVALIAÇÃO:
TESTE DE “IMPULSÃO VERTICAL”
BARREIRAS-BA
TESTE DE “IMPULSÃO VERTICAL”
OBJETIVO: Medir indiretamente a força muscular de membros inferiores através do desempenho em se impulsionar verticalmente.
MATERIAL: Uma fita métrica de metal ou tecido fixada verticalmente, de maneira descendente, onde a marca zero deve ficar no ponto mais alto da parede, pó de giz ou magnésio, uma cadeira (45 cm) e material para anotação.
PROCEDIMENTO:
1) Impulsão vertical sem auxílio dos membros superiores (MMSS). O avaliado se coloca em pé, calcanhares no solo, pés paralelos, corpo lateralmente à parede com os MMSS elevados verticalmente. Considera-se como ponto de referência a extremidade mais distal das polpas digitais da mão dominante projetada na fita métrica. Após a determinação do ponto de referência, o avaliado afasta-se ligeiramente da parede, no sentido lateral, para poder realizar a série de três saltos, mantendo-se, no entanto com os MMSS elevados verticalmente.
Obedecendo à voz de comando "Atenção! Já!" ele executa o salto tendo como objetivo tocar as polpas digitais, da mão dominante, que deverão estar marcadas com pó de giz ou magnésio, no ponto mais alto da fita métrica. Durante o movimento, o braço oposto deverá se manter constantemente na posição de partida, ou seja, elevado.
2) Impulsão vertical com auxílio dos MMSS. A mesma posição deverá ser seguida para determinação do ponto de referência, porém somente o braço dominante deverá ser elevado verticalmente. Então, o avaliado afasta-se ligeiramente da parede, no sentido lateral, para poder realizar a série de três saltos, sendo permitida a movimentação de braços e tronco. Através da voz de comando "Atenção! Já!" ele executa o salto, tendo como objetivo tocar o ponto mais alto da fita