proteínas
Resumo
Este trabalho apresenta as funções principais das proteínas como estrutural, enzimática, hormonal, de defesa, transporte, hormonal e de movimento; sua estrutura, ou seja, seu níveis de estrutura molecular que são divididos em primário, secundário, terciário e quaternário; e as patologias geradas quando há algum tipo de alteração na proteína, como a anemia falciforme, Alzheimer, fenilcetonúria (PKU).
Palavras Chaves:
• Proteínas
• Funções proteicas
• Estrutura proteica
• Vaca louca
• Anemia falciforme
• Fenilcetonuria
• Alzheimer
INTRODUÇÃO
As proteínas foram descobertas no século XIX através de estudos realizados principalmente com sangue e ovos. Na época, um dos materiais orgânicos mais estudados eram as claras de ovo de aves, que são chamadas de albume. O fato da clara do ovo se solidificar quando exposta ao aquecimento deixava os cientistas muito intrigados, assim como também acontecia com outras substâncias encontradas no leite e no sangue. Essas substâncias foram chamadas de albuminóides por terem características muito parecidas com o albúmen.
Após anos de pesquisas, foram descobrindo que havia muitos outros compostos albuminóides em nosso corpo.
O termo proteína foi utilizado pela primeira vez em 1838, por um químico holandês chamado Gerardus Johannes Mulder. E com o passar do tempo os interesses pelas proteínas só cresciam e os estudos estavam se tornando cada vez mais detelhistas. Descobriram a presença dos aminoácidos e de 1900 pra cá já foram indentificados 20 aminoácidos.
As proteínas são macromoléculas formadas por uma sucessão de um ou mais aminoácidos; são as moléculas mais abundantes no corpo humano, depois da água.
As proteínas são de grande importância para o organismo humano, pois desempenham diversas funções entre as quais estão o transporte de substâncias, defesa do organismo, regulação de atividades metabólicas, estrutural, catalizadora (enzimas), contração de células e produção de movimento.