Proteção auditiva
O ruído é um dos “contaminantes” mais comuns, encontrado facilmente tanto no nosso dia a dia como em grande parte dos processos industriais.
O controle do ruído é, por tanto, uma questão de considerável importância econômica e social e esta importância tem crescido progressivamente nos últimos anos. Cada vez mais, uma ampla variedade de profissionais compartilham um interesse vital por este problema: técnicos, engenheiros, arquitetos, urbanistas, oficiais do governo, higienistas ocupacionais, médicos, fonoaudiólogos, entre outros.
A característica multidisciplinar do PCA faz com que as habilidades, conhecimentos e experiências de cada profissional envolvido no programa sejam aproveitadas ao máximo, integrando os trabalhadores expostos, aumentando consideravelmente as chances de sucesso.
Benefícios do PCA ao empregador
Benefício direto: aumento da produtividade do empregado, pela redução do estresse e fadiga, relacionados à exposição ao ruído.
Diminuição do índice de acidentes na empresa: ganhos monetários diretos e indiretos
Manutenção da imagem da empresa: prática de políticas que dizem respeito à saúde e segurança dos funcionários
Versatilidade dos empregados: aumento das possibilidades de mobilidade de função, reduzindo gastos extras devidos a novas contratações e treinamentos.
Redução da rotatividade de pessoal: melhoria do relacionamento entre os funcionários.
O nosso sistema auditivo está dividido em três partes principais: orelha externa, orelha média e orelha interna. De uma maneira bem simplificada, podemos dizer que a Orelha Externa é composta pelo pavilhão da orelha, que é uma fina cartilagem elástica recoberta de pele, que capta e