Determinação de cálcio, magnésio e dureza total da água
DEPARTAMENTO DE química orgânica e inorgânica
LABORATÓRIO DE QUÍMICA
CURSO DE ENGENHARIA METALÚRGICA
RELATÓRIO DE química geral para engenharia experimento 8: DETERMINAÇÃO DE CÁLCIO, MAGNÉSIO E DUREZA TOTAL DA ÁGUA
Aluno: Emerson Edilson Barros de Souza
Matrícula: 0320906 Turma: A3
Disciplina: Química Geral Para Engenharia
Professor: Igor
Data da experiência: 30/08/2011
Fortaleza, CE 2011 1 OBJETIVO 3 2 INTRODUÇÃO TEORICA 3 3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 5 4 RESULTADOS E DISCUSSÃO 6 5 CONCLUSÃO 8 6 BIBLIOGRÁFIA 8
OBJETIVOS
- Em uma amostra de água, determinar componentes químicos através de técnicas de preparação de solução e titulação.
- Fazer o abrandamento em uma amostra de água usando resina catiônica.
INTRODUÇÃO TEORICA
ÁGUA DURA E ABRANDAMENTO
ÁGUA DURA.
O termo água dura foi originado em razão da dificuldade de lavagem de roupas, com águas contendo elevada concentração de certos íons minerais. Esses íons reagem com sabões formando precipitados e evitam a formação de espuma.
Os íons são provenientes de depósitos subterrâneos, como o calcário (CaCO3) ou a dolomita (CaCO3. MgCO3) que agregam à composição da água uma quantidade excessiva de íons Ca2+ e Mg2+, na forma de bicarbonatos (HCO3-), nitratos (NO3-), cloretos (Cl-) e sulfatos (SO42-).
Dependendo da concentração deles, a água passa a ser classificada da seguinte maneira: água branda (com teores entre 0 e 40 mg/L), água moderada (com teores entre 40 e 100 mg/L), água dura (com teores entre 100 e 300 mg/L), água muito dura (com teores entre 300 e 500 mg/L) e água extremamente dura (com teores acima de 500 mg/L).
Essa água é imprópria para o abastecimento de equipamentos geradores de vapor. As caldeiras indústrias requerem o uso de água com baixa dureza, pois o cálcio e magnésio possuem características naturais de se agregarem nas paredes das tubulações. Em altas