Protecionismo
1
“ Uma Industria é protegida não segundo a sua importância, mas segundo a influencia de seus patrões“. Yves Guyot, La Comédie protecionist ( Paris,1903,p.426)
As altas tarifas e as normas de qualidade são exemplos de protecionismo, elas foram criadas para diminuir o lucro dos produtos estrangeiros.
Outro exemplo, seria os subsídios e a fixação de cotas que servem para controlar a quantidade de produtos e serviços internacionais no mercado nacional e até mesmo a totalidade de ações que um estrangeiro pode alcançar em uma entidade.
As medidas protecionistas podem gerar muitas guerras comerciais fazendo com que todos os países venham ter perdas bruscas de bem-estar.
Segundo Joseph E.Stiglitz e Andrew Charlton do livro “ Livre Mercado Para Todos “, o comercio internacional pode exercer forte efeito positivo sobre o crescimento e o desenvolvimento econômico econômico ( Stiglitz p. 11), ainda complementa: A Intuição em que se baseia a ideia de que o comercio aumenta o bem estar é simples. Imagine duas pessoas trocando mercadorias uma com a outra. Ambas se envolveriam no intercambio voluntariamente se, e apenas se, as duas se beneficiarem com essa atividade. Portanto a intervenção governamental para proibir, resttingir ou tributar o comercio entre elas, limita a capacidade das duas auferir ganhos de bem-estar dessas