Protecionismo nos Paíse em via de desenvolvimento
Justificativa
Desde 2002 que o governo passou a considerar a indústria nacional como um dos sectores de desenvolvimento estratégico no país acreditando que pode desempenhar um papel altamente mobilizador das forças produtivas nacionais e ser uma actividade para dinamização e modernização da agricultura. Alguns programas de origem pública como o plano de médio prazo para o período 2009 2013 e outros têm sido concretizados com o propósito de alterar as condições estruturas de funcionamento deste sector. O governo teve em vista os seguintes propósito ao definir e aprovar o programa: amenizar as ameaças que pairam sobre a indústria nacional como concorrência agressiva dos produtos estrangeiros, debilidades das infraestrutura de apoio etc.
A economia real continua a suscitar debate no país, um dos assuntos que tem sido debatido prende-se com a diversificação da economia com vista a diminuir o peso do petróleo na estrutura do PIB. Visto que a nossa economia é fortemente dependente do sector petrolífero o que lhe torna bastante vulnerável, uma vez que os coeficiente de importação por parte dos nossos parceiros recrudescer.
É necessário aumentar a produção agrícola e relançar a indústria transformadora a fim de diminuir a crescente importação de bens finais de consumo, atingir auto-suficiência alimentar e até para competir internacionalmente com produtos que podemos fabricar com elevada qualidade, e assim fomentar a exportação.
É necessário reduzir drasticamente a dependência em relação ao petróleo pelas seguintes razões: A queda do preço do crude O regresso do irão ao mercado internacional A exportação de betuminosa por parte do Canada O facto de os Estados Unidos poderem ser exportador de petróleo e a china que esta a criar fontes alternativas e estabelecer parcerias com a Rússia.
No presente trabalho será analisada a teoria do comércio estratégico de Friedrich List (List,1983) e Raul