Prostituição
Sumario
Introdução 1
Civilidade da prostituição 1
Definição de civilidade 1
Definição de prostituição 2
Oque diz a lei 2
Países que legalizaram 4
Resultados nos países que legalizaram 5
Deputados contra e a favor 10
Visão filosófica 12
Visão sociológica 14
Visão religiosa
Introdução
Este trabalho sobre a prostituição vai ser realizado no âmbito da disciplina de Filosofia e tem como objetivo a preparação para um debate incluído na matéria Argumentação e Retorica.
Escolhemos este tema porque apesar de estarmos no séc. XXI continua a ser um grande tabu para grande parte da sociedade de todo o mundo.
Definimos a prostituição como a troca consciente de favores sexuais por interesses não sentimentais ou afetivos. Normalmente a prostituição consiste na troca de sexo pelo dinheiro, mas nem sempre é assim. Muitas vezes a troca acontece entre relações sexuais e favorecimento profissional ou bens materiais. Apesar de existir prostituição masculina, a mais comum é a praticada pelas mulheres, e é nela que vamos basear o nosso trabalho.
A civilidade da prostituição
A crise de consciência ética evidenciada nesse auspicioso período de transição, chamado de pós-modernidade, tem gerado diversas contradições quanto ao fundamento mesmo de existência do Direito e da Economia. Em especial, o trabalho como apropriação da ciência jurídica e econômica, móvel de uma ideologia há tempos imóvel: o capitalismo. A subversão de dois aspectos nucleares da liberdade, em si e para si, criou uma situação de imprevisibilidade social quanto ao destino da humanidade, já que as relações intersubjetivas e entre o Estado dependem da utilização racional da liberdade que, infelizmente, cresce, a cada dia, como mera e audaciosa utopia. Com isso, o trabalho virou vítima inequívoca de uma relação contemporânea de escravatura: a do Direito pelo sistema capitalista, e