Escassez demanda e oferta
FUNDAMENTOS DA ECONOMIA
Campo Grande – MS Novembro / 2012.
A lei da escassez:
Elevar a taxa de crescimento do produto potencial requer aumento do volume de recursos produtivos e da produtividade. De acordo com Carvalho (2001), “o crescimento do volume de recursos (acumulação de capital) é determinado pelo volume de investimentos produtivos, enquanto que o crescimento da produtividade está ligado a:
1) adoção de tecnologias mais eficientes;
2) inovações tecnológicas;
3) qualificação da mão-de-obra;
4) uso de escalas de produção mais eficientes”
A importância do desenvolvimento do sistema financeiro torna-se ainda mais acentuada pela integração mundial, que faz com que capitais do mundo inteiro possam, com baixos custos de transação, buscar globalmente as melhores alternativas de investimento e os melhores retornos. Essa integração gera grandes oportunidades para o país desde que sejam oferecidos retornos, condições e custos de transação similares aos de seus competidores no resto do mundo.
O presente trabalho tem como objetivo discutir a importância do desenvolvimento do sistema financeiro para o crescimento econômico, através do estudo das principais teorias que tratam do financiamento da firma. Será discutida a importância do desenvolvimento do setor bancário e do mercado acionário como canais de financiamento e apresentados resultados de pesquisas sobre o padrão de financiamento das empresas brasileiras.
O sistema financeiro desempenha sua principal função no desenvolvimento econômico através da alocação dos recursos, facilitando a troca de bens e serviços e a transferência da poupança entre supridores e tomadores finais. Assim,