Propriocepção
Também denominada como cinestesia, é o termo utilizado para nomear a capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais, sem utilizar a visão. Este tipo específico de percepção permite a manutenção do equilíbrio postural e a realização de diversas atividades práticas. Resulta da interação das fibras musculares que trabalham para manter o corpo na sua base de sustentação, de informações táteis e do sistema vestibular, localizado no ouvido interno. O controle de locomoção inclui a marcha e é resultado das vias neurais complexas presentes no SNC, que integra as informações aferentes periféricas para manter o controlar a postura. Esses programas motores são automáticos, porem modulados pelo SNC por mecanismo de retroalimentação e previsão.
Mecanismo De Previsão: Opera com a permissa de iniciar uma resposta de antecipação de uma carga ou atividade que irá perturbar a integridade de uma articulação como exemplo ou uma resposta à uma experiência prévia.
Mecanismo de Retroalimentação: Utiliza como referência um ponto normal para mediante um ponto desestabilizador recuperar a homeostase. Tanto o sistema de retroalimentação quanto o de previsão dependem do processamento de informações aferentes para o SNC vindas da periferia através das fibras do tipo A, mielinizadas rápidas. A orientação do corpo no espaço também depende de impulsos de proprioceptores. Os proprioceptores musculares e tendineos são divididos em Órgão tendinoso de Golgi-tensão e para fuso muscular- alongamento.
Movimentos circulares das escapulas.
Elevação dos Ombros.
Elevação alternada dos Ombros.Exercicios para ganho de amplitude (adm) no pós-operatório de reconstruçao do musculo supra-espinhoso
TÁBUA DE PROPRIOCEPÇÃO
Utilizada em Exercício de equilíbrio,