Propriocepção
Para falar sobre propriocepção, é necessário falar sobre os receptores sensoriais, afinal, são eles que transmitem ao SNC a posição articular e o nível de tensão muscular.
Os receptores sensoriais são encontrados dentro do sistema nervoso somático, responsáveis pelas distintas experiências sensoriais recebidas e interpretadas pelo nosso corpo. A função mais básica dos receptores sensoriais é fornecer ao sistema nervoso central (SNC) informações sobre as condições internas das estruturas orgânicas e do meio externo. São eles que definem os ditos sentidos (visão, olfato, tato, paladar, audição e sensibilidade corporal). Todavia, apenas um receptor não possui a capacidade de identificar sozinho todos os estímulos diferentes que o corpo recebe a cada segundo. Deste modo, somos supridos com diferentes receptores sensoriais, cada um com sua particularidade, possibilitando a sensação de diferentes estímulos.
Os receptores podem ser classificados de acordo com a sua função:
Mecanoceptores;
Termoceptores;
Fotoceptores;
Quimioceptores;
Nociceptores.
Além dessa classificação funcional, podemos dividi-los de acordo com a sua localização anatômica:
Exteroceptores;
Interoceptores;
Proprioceptores.
Os proprioceptores são receptores encontrados mais internamente na musculatura, aponeuroses, tendões, ligamentos, articulações e no labirinto, apresentando função reflexa locomotora e postural. Podem produzir impulsos conscientes ou inconscientes. Os primeiros alcançam o córtex cerebral possibilitando, mesmo que de olhos fechados, que se tenha percepção do próprio corpo e movimentos articulares, sendo este, então, responsável pelo