propriedades periódicas
A variação periódica de algumas propriedades periódicas deve-se às configurações eletrónicas, e por isso, à posição dos elementos na tabela periódica.
Ao longo de um grupo o aumento do número quântico principal das orbitais de valência é a causa predominante da variação gradual das propriedades;
Ao longo de um período, sendo o número quântico principal constante, o aumento da carga nuclear é a causa predominante da variação progressiva das propriedades.
À medida que aumenta a carga nuclear, os eletrões mais internos são mais atraídos para o núcleo, e, por sua vez, os eletrões mais internos ao repelirem os mais externos, exercem uma barreira de proteção sobre estes em relação à atração ao núcleo. – Efeito de Blindagem.
Os eletrões são atraídos não pela carga nuclear total, mas pela carga nuclear efetiva – a carga do núcleo diminuída do efeito negativo produzido pelos eletrões de blindagem.
Propriedades Periódicas
Raio Atómico
Energia de ionização
Afinidade eletrónica
Eletronegatividade
Caráter Metálico
Raio atómico
É definido como metade da distância entre os núcleos de dois átomos vizinhos do mesmo elemento.
Metais ou Gases nobres – usa-se a distância entre os núcleos de átomos vizinhos numa amostra sólida – Raio de Van Der Waals
Não Metais – usa-se a distância entre os núcleos dos átomos unidos por ligação química – Raio covalente
Assim, O raio Atómico:
Grupo
Aumenta com o número atómico Z, ou seja, de cima para baixo: ao aumentar o número quântico principal, n, os eletrões ocupam orbitais com as nuvens eletrónicas mais distantes do núcleo.
Período
Diminui da esquerda para a direita: o número quântico principal, n, das orbitais exteriores não varia, mas a carga nuclear aumenta, havendo assim uma contração da nuvem eletrónica.
O raio iónico determina-se a partir de uma sequência de iões de carga contrária. O seu valor depende da estrutura cristalina em que o ião se encontra inserido e da