Propriedades Periódicas
Propriedades Periódicas
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
2014
Distribuição eletrônica:
Você sabe o que é um átomo? Um átomo é a menor partícula que se pode obter de um elemento químico. Todo átomo é constituído por um núcleo, que consiste em quase toda a sua massa (cerca de 99,9%) e um conjunto de pequenas partículas que ficam ao seu redor. Essas partículas são discriminadas em três tipos: prótons, nêutrons e elétrons, e são distribuídas em camadas ao redor do núcleo do átomo. Essa distribuição de elétrons ao redor do núcleo de um átomo é também conhecida como distribuição eletrônica. Através do estudo de grandes pensadores, foi descoberto que existem 7 camadas ao redor de um átomo. Essas 7 camadas são chamadas de K, L , M, N, O, P e Q e constituem o 1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 6º e 7º níveis de energia, respectivamente. Em cada camada ou nível de energia, os elétrons se distribuem em subcamadas ou subníveis de energia, representados pelas letras s,p,d,f, em ordem crescente de energia.
Por meio de métodos experimentais, os químicos concluíram que o número máximo de elétrons que cabe em cada camada ou nível de energia é:
Nível de energia
Camada
Número máximo de elétrons
1º
K
2
2º
L
8
3º
M
18
4º
N
32
5º
O
32
6º
P
18
7º
Q
2 (alguns autores admitem até 8)
O número máximo de elétrons que cabe em cada subcamada, ou sub nível de energia, também foi determinado experimentalmente: energia crescente
---------------------------------->
Subnível s p d f
Número máximo de elétrons
2
6
10
14
Depois de vários estudos sobre o assunto, em meados do século XX, Linus Carl Pauling, um químico americano, elaborou um diagrama conhecido hoje como “diagrama de Pauling”, para que possamos fazer a distribuição eletrônica de algum elemento químico com maior facilidade. Seu diagrama é bastante conhecido no mundo inteiro.
Acompanhe os exemplos de