Propriedades periodicas
ENGENHARIA QUÍMICA
PROPRIEDADES PERIÓDICAS
ERNANDO SUZARTE
NILO ARGOLLO
VICTOR ROCHA
VICTÓRIA SENA
SALVADOR, BAHIA, BRASIL
2013
QUÍMICA GERAL
ENGENHARIA QUÍMICA
PROPRIEDADES PERIÓDICAS
ERNANDO SUZARTE
NILO ARGOLLO
VICTOR ROCHA
VICTÓRIA SENA
Relatório referente à prática propriedades periódicas, do curso de engenharia química, da disciplina química geral, 1º semestre, professora Leila Aguilera.
SALVADOR, BAHIA, BRASIL
2013
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
A grande evolução no estudo dos elementos químicos proporcionou descobertas incríveis nessa área, tal como as propriedades periódicas. Junto com o avanço, veio também a necessidade de classificar e organizar os elementos. Para suprir tal necessidade, foram desenvolvidos métodos para organizar os elementos de forma que elementos de propriedades semelhantes fossem agrupados em grupos e famílias de acordo com suas características. Dessas ideias surgiu a tabela periódica como é conhecida hoje.
Uma das propriedades periódicas verificadas na prática foi a reatividade química que está diretamente ligada ao caráter metálico e não metálico do elemento. É denominado o caráter metálico, a capacidade que possui um elemento de perder elétrons numa determinada reação. Em geral, os metais liberam mais facilmente elétrons devido a sua grande tendência de perder elétrons, formando assim íons positivos. Já os ametais, têm características diferentes, possuem uma elevada tendência a receber elétrons, formando íons negativos. Em ambos os casos, metais e ametais, o elemento mais reativo desloca o menos reativo em uma reação de simples troca.
Os metais e ametais podem ser ordenados por meio de sua reatividade química:
Metais:
Ouro < Platina < Prata < Mercúrio < Cobre < Hidrogênio < Chumbo< Estanho < Níquel < Cobalto < Ferro < Cromo < Zinco < Manganês < Alumínio < Magnésio < Sódio < Cálcio < Potássio < Lítio
Ametais: