PROPRIEDADES GERAIS DOS CORPOS
As propriedades de um corpo são as qualidades exteriores que o caracterizam e o distinguem. Um dado material é conhecido e identificado por suas propriedades e por seu comportamento perante agentes exteriores. Sendo elas variáveis de material para material e em alguns casos chegam a ser nulas. Para o construtor, é básico o conhecimento das propriedades de cada material, para poder deduzir o seu comportamento na pratica.
Propriedades do aço.
Podemos dizer, que o aço tem as seguintes propriedades:
Elasticidade: a tendência que os corpos apresentam a retornar à forma primitiva após a aplicação de um esforço, onde a deformação segue a Lei de Hooke, proporcional ao esforço aplicado:
Þ = µ . E
Onde Þ = tensão aplicada; µ = deformação e E = módulo de elasticidade do material – módulo de Young, fornece uma indicação da rigidez do material (resistência do material à deformação elástica) que no caso do aço é 207 GPa. O maior valor de tensão chama-se limite de proporcionalidade, a qual sendo ultrapassada, se forma a fase plástica, ocorrendo deformações crescentes mesmo sem a variação da tensão, denominado patamar de escoamento (o do aço é 210 Mpa).
Plasticidade ou maleabilidade: é a propriedade inversa à elasticidade, onde o material não volta à sua forma anterior, obtendo-se deformações permanentes. A deformação plástica altera a estrutura de um metal, aumentando sua dureza, o chamado endurecimento pela deformação à frio ou encruamento.
Ductilidade: a capacidade que têm os corpos de se deformarem sem se romperem, sendo importantes por essas deformações servirem de aviso prévio à ruptura final do material, prevenindo acidentes em uma construção.
Resiliência: capacidade de absorver energia mecânica em regime elástico, restituir a energia mecânica absorvida.
Tenacidade: energia total, plástica ou elástica, que o material pode absorver até a ruptura.
Fluência: propriedade dos metais em geral, ela acontece em função de