Propriedades fisicas e quimicas das funções oxigenadas
FUNÇÃO ALCOOIS
PRINCIPAIS MONOALCOÓIS
Os alcoóis de maior importância econômica são, sem duvida, o metanol e o etanol .
METANOL OU ÁLCOOL METÍLICO
O metanol é conhecido como “ álcool da madeira “, pois pode ser obtido a partir da destilação da madeira . Sua obtenção também se dá por meio de reações com o monóxido de carbono na presença de um catalisador metálico : cobre ou zinco .
Observe, na equação a seguir, a representação da reação com o uso de um catalisador.
(Cu,Zn(
CO(g) + 2H2 (g) ( CH3OH (g)
O metanol também é produzido a partir do gás carbônico na presença dos mesmos catalisadores metálicos, conforme demonstrado pela equação :
(Cu,Zn(
CO2(g) + 3H2 (g) ( CH3OH (g) + H2O (l)
Esse álcool costuma ser usado como solvente em processos de obtenção de produtos de origem animal ou vegetal, na produção de biodiesel, no preparo de medicamentos e na fabricação do formaldeído ( matéria-prima para produção do formol ) .
O metanol é um produto inflamável e tóxico. Por isso deve ser mantido longe do fogo e manuseado com cuidado, para não ser inalado ou entrar em contato com o corpo.
ETANOL OU ÁLCOOL ETÍLICO
O etanol é obtido, principalmente, pela fermentação de açucares ou pela reação de adição de água ao eteno .
É usado como solvente, como combustível e em soluções desinfetantes.
Como combustível, vem se destacando como a melhor alternativa em substituição aos combustíveis fósseis, como a gasolina . No Brasil, matéria-prima para a produção do etanol é a cana-de-açucar ; nos Estados Unidos , o milho.
O etanol é um produto inflamável. Quando ingerido em excesso na forma de bebidas alcoólicas, pode afetar o sistema nervoso central e provocar, em decorrência da falta de controle do organismo, sonolência e mau funcionamento de órgãos, como o