Funções Oxigenadas
Karoline Grützmann
Instituto Federal Catarinense Campus Videira
Química
1
INTRODUÇÃO
As funções oxigenadas compreendem aqueles compostos que apresentam, em seu grupo funcional, o elemento oxigênio; que é o terceiro elemento mais abundante nos compostos orgânicos (perdendo somente para o carbono e para o hidrogênio).
Eles estão presentes no álcool combustível, bebidas alcoólicas, plásticos, fibras têxteis, óleos vegetais, amido de cereais, gordura animal, perfumes, essências, etc.
As funções oxigenadas são utilizadas em nosso dia-a-dia, na assepsia de ferimentos e também pelos salões de beleza para promover o corrimento de cabelos.
2
APLICAÇÕES DE CADA FUNÇÃO OXIGENADA
2.1 ÁLCOOL
Na química orgânica o grupo –OH é conhecido como hidroxila, e quando ligado a um átomo de carbono (C) saturado numa cadeia carbônica, forma um álcool. O nome dos alcoóis é obtido juntando o prefixo do número de carbonos na cadeia principal com o infixo da ligação e o sufixo ol.
O etanol, também conhecido como álcool de cereais, é um dos alcoóis mais produzidos.
Ele é obtido através da fermentação de carboidratos de cereais, como o milho, tubérculos como a beterraba, e cana-de-açúcar. Grande parte do etanol serve para produção de bebidas alcoólicas por ser o menos tóxico dos alcoóis.
Se for apenas um grupo OH ligado a um carbono, temos um monoálcool, mas se forem dois grupos OH ou mais ligados a átomos de carbono, então, temos poliálcoois.
Em virtude desse tipo de estrutura, os álcoois apresentam algumas propriedades físicas muito importantes para a sua utilização em algumas áreas, entre elas, a atuação do etanol como aditivo da gasolina, ajudando a diminuir as emissões poluentes liberadas na queima desse combustível fóssil.
O etanol se mistura à gasolina porque ele possui parte da cadeia carbônica apolar.
Veja a lista dos principais álcoois:
Glicerol: é um álcool na forma de líquido xaroposo,