Propriedades elétricas da madeira
As propriedades elétricas da madeira são importantes, onde, exemplos de processos industriais e aplicações, as incluem a cura térmica de adesivos em produtos de madeira por campos elétricos de alta freqüência, postes e cruzetas para a transmissão de energia elétrica, entre outros. Além destas aplicações, medidores de umidade funcionam utilizando a relação entre as propriedades elétricas e a quantidade de umidade existente na madeira, para estimar o teor de umidade deste material em percentuais (MORESCHI, 2012).
As propriedades elétricas da madeira mais importantes são: a) Condutividade elétrica; b) constante dielétrica; e c) fator de potência dielétrica.
A condutividade elétrica da madeira, ou o seu valor recíproco (resistência elétrica), varia muito com o teor de umidade, especialmente abaixo do ponto de saturação das fibras: À medida que o teor de umidade aumenta de 0% U até o PSF, a condutividade elétrica cresce (e a resistência elétrica decresce). A constante dielétrica da madeira seca varia de aproximadamente 2 a 5 na temperatura ambiente, por tal razão, variações no teor de umidade têm um efeito maior sobre a constante dielétrica que a densidade da madeira. O fator de potência dielétrica da madeira é afetado por várias variáveis, incluindo a freqüência, teor de umidade e temperatura (MORESCHI, 2012).
2. OBJETIVOS
2.1. Geral
Analisar as propriedades elétricas da madeira, visando adquirir e repassar conhecimento sobre o tema estudado.
2.1.1. Específicos
Descrever as principais propriedades elétricas da madeira: condutividade, constante dielétrica e fator de potência dielétrica;
Apresentar o trabalho, objetivando aprimorar e esclarecer possíveis dúvidas encontradas pelos alunos sobre o tema apresentado.
3. PROPRIEDADES ELÉTRICAS DA MADEIRA
As propriedades mais importantes elétricas de madeira são a