violencia domestica
A violência doméstica é um assunto que atinge milhares de mulheres e crianças, adolescentes e idosos em todo o mundo, isso se dá pelo fato da desigualdade entre homens e mulheres. A violência doméstica não é marcada apenas pela violência física, mas também pela violência psicológica, verbal, sexual, patrimonial, moral dentre outras, em nosso país atinge grande número de mulheres, que vivem esses tipos de agressões no âmbito familiar, ou seja, dentro de casa onde deveria ser um lugar protegido, para que não tivesse nada disso.
A violência física é o uso da força com o objetivo de ferir, deixando ou não marcas evidentes. São comuns murros e tapas,
Violência psicológica é uma violência que não deixa marcas corporais visíveis, mas emocionalmente provoca cicatrizes para toda a vida. Por exemplo constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação;
Violência verbal normalmente é utilizada para oportunar e incomodar a vida das outras pessoas. Pode ser feita através do silêncio, que muitas vezes é muito mais violento que os métodos utilizados habitualmente, como as ofensas morais (insultos), depreciações e os questionários infindáveis.
Violência sexual entendida como qualquer conduta que a constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça ou uso da força; que a induza a comercializar ou a utilizar, de qualquer modo, a sua sexualidade, que a impeça de usar qualquer método contraceptivo ou que a force ao matrimônio, à gravidez, ao aborto ou à prostituição, mediante coação, chantagem, suborno ou manipulação; ou que limite ou anule o exercício de seus direitos sexuais e reprodutivos.
A violência moral, entendida como qualquer conduta que configure calúnia,