Propriedades dos alótropos
Alotropia significa “maneira diferente”,
Este Blog
Link daqui
Noções básicas sobre medidas ( clique nos links abaixo: )
O estudo da matéria - Parte 1 -
Links
O estudo da matéria - Parte 2 -
A web
Propriedades dos Alótropos
*Diferença entre os Alótropos*
As diferenças entre os alótropos de um elemento estão na atomicidade da molécula ou em sua estrutura cristalina.
[pic]
[pic]
Propriedades físicas dos Alótropos
As propriedades físicas dos alótropos são sempre diferentes. Ou seja, tem aspectos diferentes, densidades diferentes, pontos de fusão e ebulição diferentes entre outros. Veremos por exemplo o Oxigênio e o Ozônio. O Oxigênio (O2) é um gás incolor, inodoro, de densidade 1,429, que funde -218,8°C e ferve a -183°C. Também pode organizar vários átomos de Oxigênio ( O ) para formar substâncias diferentes. O2 é o gás oxigênio, que os animais utilizam na respiração celular e também para queima (combustão). Enquanto o O3, que é o Ozônio é um gás azul pálido, de odor irritante, de densidade 2,144, que funde a -249,6° C e ferve a -112,3°C.
O fósforo possui diversas variedades alotrópicas, como o fósforo branco (P4) e o fósforo vermelho (P4)n .
Outro exemplo é o do Carbono (C) . Seus átomos podem se encontrar em várias formas diferentes, tendo assim, várias substâncias diferentes.
Propriedades Químicas dos Alótropos
Verificamos que as propriedades químicas dos alótropos só diferem no que diz respeito a emissão de energia e na velocidade com que ela é feita. E os alótropos também reagem com uma mesma substância.
Exemplo:
O diamante e o grafite são substâncias simples formadas apenas por carbono. A grande diferença entre eles é a maneira como os átomos ficam organizados nas moléculas. O grafite representa a forma mais estável do carbono, já o diamante,