Propriedades das rochas
As propriedades das rochas que mais interessam para sua caracterização são:
-Químicas (composição química/ reatividade/ mineralogia/ durabilidade).
-Físicas (cor/ densidade/ porosidade/ permeabilidade/ absorção/ dureza/ módulo de elasticidade/ coeficiente de Poison).
-Mecânicas (resistência à compressão/ resistência ao choque/ resistência ao desgaste/ resistência ao corte/ resistência à britagem).
-Geotécnicas (grau de alteração/ grau de resistência à compressão simples/ grau de consistência/ grau de fraturamento). * PROPRIEDADES QUÍMICAS
1 Composição química: A composição química de uma rocha, por si só, não constitui elemento capaz de classificar (definir) uma rocha; a composição química de uma mesma rocha pode variar muito, de amostra para amostra, e, portanto, uma determinação rigorosa dos componentes não é exigida.
- Silicatos (Si04): quartzo, feldspato, anfibólio, piroxênio. (são menos solúveis que os carbonatos)
- Carbonatos (CO3): calcitas. (são menos solúveis que os sulfatos).
- Sulfatos: gipsita. (São os mais solúveis). 2 Reatividade: Existem rochas quimicamente inertes e outras que contem elementos reativos (não inertes); esses elementos (reativos) são identificados através da petrografia (descrição das rochas e análise das suas características estruturais).
Com relação à reatividade de rochas e minerais, na engenharia civil, um dos problemas que mais preocupa é a reação cimento/agregado: essa reação ocorre devido à combinação de três agentes: minerais reativos, álcalis do cimento e presença de umidade; A reação de alguns minerais reativos com os álcalis livres do cimento Portland (que estão dissolvidos nos poros de concreto) forma um gel higroscópico expansivo, causando expansões, movimentações diferenciais, redução das resistências à tração e compressão e fissurações até pipocamento.
Para evitar esse tipo de reação, é necessário efetuar as análises e ensaios recomendados dos agregados e do conjunto