Propriedade das Rochas
Densidade Relativa:
A densidade relativa é designada apenas por densidade é a relação entre a massa volumétrica de um dado material e a massa volumétrica de uma substancia dada como base. (no caso dos líquidos é dado a aqua como base, no caso dos gases o ar é dado como base de referencia).
O estudo das densidades dos fluidos é importante uma vez que com esses resultados através de leituras de perfis sísmicos, obtém-se as características de um reservatório, isto é, quantidade de fluidos e as possíveis formações geológicas das rochas reservatórios. O que possibilita o estudo de melhor meios de perfuração do solo para extração de fluidos e viabilidade de um poço.
Compressibilidade:
É a propriedade dos corpos que consiste na redução do volume quando sujeitos a pressões externas. Esta redução de volume é acompanhada do aumento de massa volumétrica. Um aumento de pressão equivale a um aumento de massa volumétrica (lei da conversão de massas).Daí resulta que os fluidos são compressíveis, a compressibilidade é mais significativa nos gases que nos líquidos. No caso dos líquidos o coeficiente de compressibilidade é praticamente independente da pressão e da temperatura, consideram-se os líquidos incompressíveis. Compressibilidade é o quociente entre a variação fracional de volume e a variação de pressão. Um corpo com volume inicial (variação fracional): V, ao ser submetido a uma determinada compressão: P, sofrerá Produção de Volume: V. A compressibilidade é obtida divindindo-se a variação fracional pelo P. A Compressibilidade Efetiva da Formação é a relação da variação fracional dos volumes porosos e a variação da pressão. Os poros das rochas porosas (Rocha Reservatório) estão cheios de fluidos, estes exercem pressão sobre as paredes do mesmo de dentro pra fora, como em um balão de soprar. Assim, como o tamanho do balão depende da pressão interna (a quantidade de ar contida no seu interior), o volume dos poros