trabalho
1) Uma das dificuldades envolvidas em criar uma nova ciência é o fato de ser um processo muito complexo, pois é necessário primeiramene mostrar que ele tem um objeto de estudo próprio e métodos adequados ao estudo desse objetos, e ser capaz de firmar-se como uma ciência independente das outras áreas de saber.
A elaboração de uma psicologia científica era uma questão extremamente complicada,porque todos os grandes sistemas filosóficos desde a Antiguidade incluiam noções e conceitos relacionados ao que hoje faz parte do domínio da psicologia, como comportamento, o “espírito” ou “ a alma” do homem. A resposta do importante filósofo francês Agust Comte com relação a elaboração de uma psicologia científica foi de que no seu sistema de ciÊncias não cabia uma “psicologia” entre as “cieências biológicas” e as “sociais”, o principal empecilho para a psicologia seria seu objeto de estudo “ a psique” , entendia como mente, portanto não tinha um objeto observável por isso não se adequava no positivismo.
2)Neste caso, vimos como a dificuldade do reconhecimento trouxe para a psicologia uma especialidade muito maior, hoje a psicologia encontra-se multifacetada, inserida em um ambiente social bastante forte. Graças a essa profundidade dos estudos psicológicos, conseguimos estudar a relação do educador com educando, dos educandos com a sociedade e dos educandos com o comportamento, neste caso especifico (na área da educação) e impossível o profissional de educação na sua formação acadêmica ter o mesmo cuidado que um profissional da área de psicologia, tendo esse profissional uma especificidade na análise comportamental, logo o profissional de psicologia toma um posicionamento bastante importante na nossa sociedade.
Cap 2.
1) Como o próprio nome já diz, a experiência subjetiva privatizada é algo único designado a cada ser, sem compartilhamento, porém, a partir do momento que o ser humano (capaz de desenvolver sua própria experiência subjetiva privatizada)