Propriedades da materia
[pic] Facebook: Oliveira Miranda Neto
Teoria e Estilos Literários: Síntese
Noções básicas:
O que é Literatura
A literatura, como toda arte, é uma transfiguração do real, é a realidade recriada através do espírito do artista e retransmitida por meio da língua para as formas, que são os gêneros, e com os quais ela toma corpo e nova realidade. Passa, então, a viver outra vida, autônoma, independente do autor e da experiência de realidade de onde proveio. Literatura é a forma artística em que o homem utiliza a palavra como “matéria-prima”, transcendendo-a, isto é, carregando-a de significado. Como qualquer outra produção artística humana, está inserida num determinado contexto histórico, sofrendo influências e influenciando o homem.
A linguagem literária
É necessário atentar para o fato de que não basta fazer uso da palavra para produzir literatura. A linguagem literária é predominantemente subjetiva, conotativa; afetada pelas emoções do artista, que se manifestam graças às funções da linguagem.
Os níveis de significação da palavra
Denotação – as palavras são usadas em seu sentido real, permitindo-nos uma interpretação mais literal, objetiva. Exemplo: a linguagem científica, jornalística. Conotação – as palavras são usadas fora de seu sentido habitual, comum e dicionarizado, permitindo-nos várias interpretações, multissignificações. Exemplo: a poesia.
Funções da linguagem
Poética – Ocorre quando a intenção do emissor está voltada para a própria mensagem, quer na seleção e combinação das palavras, quer na estrutura da mensagem, com as palavras carregadas de significado.
Emotiva - Ocorre quando o emissor é posto em destaque, a mensagem é centrada na expressão dos sentimentos do eu que fala no poema, isto é, do eu-lírico. Os textos líricos, que expressam o estado de alma do emissor, exemplificam a função emotiva da linguagem.