Propriedades coligativas
Engenharia Civil
POLÍMEROS
Salvador, Bahia, Brasil.
2014
POLÍMEROS
Por:
Salvador, Bahia, Brasil
2014
1º Título: Polímeros
2º Fundamentação teórica
Na elaboração dos experimentos foi observado que tais fundamentações teóricas são necessárias para o entendimento desses experimentos.
Solução: Uma solução é uma mistura homogênea de duas ou mais substancias, sendo constituída de uma solvente e um soluto. O solvente é constituído na mistura em maior quantidade. Ele dá o estado físico da solução (sólido, líquido e gasoso), no qual o soluto está dissolvido. (LENZI et al, 2004, p. 180).
Polaridade das moléculas: polaridade de uma ligação, segundo o qual o compartilhamento desigual dos elétrons entre dois átomos levou a uma separação parcial da carga positiva e negativa. O conceito de polaridade é útil para descrevermos moléculas inteiras que exibem uma separação parcial de cargas. Uma molécula não-polar é aquela em que a posição média de todas as cargas positivas da molécula, chamada de centro das cargas positivas, coincide com a posição média de todas as cargas negativas, o centro de cargas negativas. Numa molécula polar, existe uma separação de cargas, ou seja, os dois centros não coincidem. Moléculas polares são conhecidas como dipolo.(RUSSEL, 1994, p.419).
Osmose: A passagem de moléculas de solvente através de uma membrana semipermeável, de uma solução de mais alta concentração de solvente (mais baixa concentração de soluto) para uma de mais baixa concentração de solvente (alta concentração de soluto). (RUSSEL, 1994, p.668).
Pressão osmótica: Uma propriedade coligativa a pressão que deve ser aplicada a uma fase da solução de um lado da membrana semipermeável, a fim de que a osmose não ocorra.(RUSSEL, 1994, p.671).
3º Objetivo
4º Parte experimental
Experimento 1