Propriedades coligativas
O presente relatório de aula prática trata-se de observações feitas a partir de alterações no comportamento de algumas soluções.
Como já estudado, as propriedades coligativas são propriedades particulares de cada solução, que se alteram devido à adição de soluto não volátil a ela. Essas propriedades, portanto, não são explicadas pela natureza do soluto adicionado, mas sim pela quantidade de suas moléculas, partículas ou átomos (quantidade em mol de soluto adicionada).
São quatro as propriedades das soluções que se alteram a partir da adição de soluto:
Diminuição da pressão de vapor, Tonoscopia.
Aumento da temperatura de ebulição, Ebulioscopia.
Diminuição da temperatura de congelamento de um líquido, Crioscopia.
Tendência do solvente de atravessar determinadas membranas de permeabilidade, Osmoscopia, ou ainda, pressão osmótica.
Tem-se aqui como objetivo, além de avaliar a influência do soluto sobre essas propriedades, determinar a variação da pressão osmótica e comparar a variação do ponto de congelamento (efeito crioscópico ou, crioscopia) da água destilada e de uma solução de NaCl (cloreto de Sódio).
A crioscopia é o estudo da diminuição da temperatura de congelamento de um solvente em uma solução.
Podemos observar esse fenômeno em vários exemplos cotidianos, como por exemplo, em duas garrafas, uma contendo água pura e outra, uma mistura de água e anticongelante automotivo, ambas mantidas por um certo tempo no congelador. A adição do anticongelante (soluto não volátil) em uma das garrafas impede o congelamento da água. Isso significa que a adição de um soluto não volátil a um solvente provoca um abaixamento no ponto de congelamento (Δtc) desse solvente, o que pode ser explicado pelo fato das partículas do soluto “atrapalharem” a cristalização do solvente.
O experimento foi divido em duas partes, uma a qual era observar a reação entre Ferrocianeto de Potássio K4[Fe(CN)6](s) e o Sulfato de Cobre II (CuSO4), e outra em que consistia em