Propriedades Básicas dos Solos e dos Materiais
Guilherme Henrique Franzin
Norma de Referência: ABNT NBR 6122 – Projeto e Execução de Fundações
Tipos de Solos:
Solos Compressíveis: Aqueles que apresentam deformações elevadas quando solicitados por pequenas sobrecargas ou até mesmo pelo seu próprio peso.
Possuem baixa resistência, há uma pequena fração de argila e grande porcentagem de matéria orgânica.
Figura 1 – Exemplo de Solos Compressíveis, onde houve um desmoronamento devido ao seu próprio peso.
Solos Expansivos: Aumentam de volume quando há acréscimo do teor de umidade.
Sua composição é de aproximadamente: 70% Argila; 20% Silte e; 10% Areia. Devido à maior porcentagem de argila, há a necessidade de compactação lenta do solo, pois este não aceita compactação rápida devido ao adensamento, retirando a água no local do adensamento e levando esta água para outro lugar do terreno, impossibilitando o uso de equipamentos para compactação rápida.
Figura 2 – Solos expansíveis, detalhe no processo de falta de água no solo, ocorrendo a contração do solo.
Solos Colapsíveis: Alta redução de volume quando submetidos a acréscimo de umidade ou sob a ação de carga externa.
Possuem mudança brusca de comportamento com o acréscimo de água (infiltração de água), sendo composto por aproximadamente: 74% Areia; 11% Silte e; 15% Argila.
Figura 3 – Solo Colapssível, os pilares aplicam uma força de compressão no eixo dos mesmos, havendo uma tensão de tração perpendicular à força de compressão, tendo como consequência uma abertura no solo.
Empuxos dos Solos:
Definição: Empuxo é uma força horizontal relacionada diretamente a uma força vertical exercida pela diferença de cotas entre os planos do terreno com a presença de terra, água, sobrecarga ou a combinação destes.
Figura 4 – Diferença de cotas entre o nível do pavimento e o solo ao lado, havendo uma parede de divisória que realiza uma força contrária à força exercida pelo solo,