oficina de redacao
MÓDULO 1: QUALIDADES DA COMUNICAÇÃO ESCRITA: CLAREZA; CONCISÃO; ADEQUAÇÃO VOCABULAR; CORREÇÃO GRAMATICAL.
OBJETIVOS
Promover a aquisição de habilidades e o desenvolvimento de atitudes necessárias ao bom desempenho profissional dos magistrados.
Demonstrar que um texto pode seguir a norma culta e, ao mesmo tempo, dispensar o excesso de formalismo, apresentando clareza e concisão – características que podem ser obtidas com o uso de palavras simples, precisas e adequadas.
Ressaltar que não se deve confundir norma culta com eruditismo, e que simplicidade não é o mesmo que vulgarismo.
ESCREVER BEM, NÃO É ESCREVER DIFÍCIL, FAZENDO USO DE VOCÁBULOS REBUSCADOS (DIFÍCEIS). ESCREVER BEM É ESCREVER DE FORMA SIMPLES, DE MODO QUE TODOS ENTENDAM O QUE ESTÁ SENDO LIDO. TEXTO QUE EXIGE MAIS DE UMA LEITURA, NÂO É TEXTO DIFÍCIL, É TEXTO MAL ESCRITO.
Para que se estabeleça um processo de comunicação eficaz, é imprescindível que a redação do texto possua certas qualidades básicas, como CLAREZA; CONCISÃO; ADEQUAÇÃO VOCABULAR; CORREÇÃO GRAMATICAL.
A) CLAREZA: PALAVRAS SIMPLES E ORDEM DIRETA
PALAVRAS SIMPLES, PRECISAS, ADEQUADAS/ FRASES CURTAS E DIRETAS
Em nome da CLAREZA deve-se fazer uso de palavras simples e conhecidas, pois as palavras de uso corrente são de fácil entendimento. O texto escrito com palavras conhecidas é mais transparente e legível; ao contrário, do texto que tem palavras difíceis porque se torna enfadonho. É importante o leitor entender o que o texto quer passar instantaneamente; isso faz com que ele continue a leitura até o final. Existem três tipos de palavras pouco conhecidas, a saber: técnicas, com radicais gregos e latinos e as que estão em desuso. No caso das palavras técnicas,