Pitágoras
De origem grega, a palavra filosofia significa amor à sabedoria. Desde a Antiguidade, a surpresa e o espanto perante o mundo levam o homem a formular questões sobre a origem e a razão do Universo e a buscar o sentido da própria existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e Éticos. Nesse trabalho vamos falar sobre a primeira fase da filosofia, os filósofos Pré – socráticos (dando ênfase ao Pitágoras), são aqueles que antecedem Sócrates, primeiramente, os filósofos pré-socráticos, também chamados de naturalistas procuravam compreender através da razão a origem e as mudanças que acometeram a natureza e o ser humano ao longo do tempo.
Filósofos Pré – socráticos
Filósofos Pré – socráticos são os primeiros filósofos que viveram na Grécia Antiga, iniciou - se no século VI a.C., e como o próprio nome diz antecederam Sócrates (filósofo que aperfeiçoou a arte de filosofar).
Também chamados de naturalistas (no grego physis) defendiam a idéia de como o mundo surgiu e qual a verdadeira origem do ser humano e da natureza. Esses filósofos são divididos em escolas de pensamento que estão na tabela a seguir com seus respectivos filósofos:
Filósofos Pré – socráticos por escola
Jônica
Pitagórica
Éfeso
Eleática
Pluralista
Atomista
Sofista
Outras
Tales de mileto
Pitágoras
Heráclito
Xenófanes
Anaxágoras
Leucipo
Protágoras
Ferécides
Animaxandro
Alcmeão
Parmênides
Arquelau
Demócrito
Górgias
Hípon
Anaxímenes
Hipaso
Zenão de Élea
Empédocles
Epicuro
Pródico
Diógenes
Filolau
Melisso
Hípias
Timeu
Pitágoras foi um filósofo ematemático grego.
A sua biografia está envolta em lendas. Diz-se que o nome significa altar da Pítia ou o que foi anunciado pela Pítia, pois mãe ao consultar a pitonisa soube que a criança seria um ser excepcional.
Pitágoras foi o fundador de uma escola de pensamento grega denominada em sua homenagem de pitagórica. Teve como sua