Proposta De Plano De Aula
Mara Betina Forneck
O Coronelismo e a Primeira República Brasileira
Este texto pretende sistematizar um plano de atividades para alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental trabalhando conceitos relacionados a instalação da república brasileira. Outros assuntos a serem trabalhados são: coronelismo, política dos governadores e a efetivação da democracia no Brasil.
Compreender a historicidade das eleições republicanas no Brasil é importante para analisarmos o atual sistema eleitoral e os processos que o formataram, entre estes processos é possível destacar corrupção dos cidadãos ligados a compra de votos e a influência do poder econômico e político na consciência dos sujeitos. A análise deste passado tem por objetivo possibilitar a criação de atitudes de democracia e respeito aos outros cidadãos.
Além da análise do passado em busca da compreensão do presente, pretende-se com este trabalho observar aquilo que os alunos já sabem o coronelismo e a democracia na Primeira República brasileira e, a partir desse conhecimento e dessas percepções, investigar as perspectivas teóricas referentes ao coronelismo e à democracia na Primeira República no Brasil como: delimitação espaço-temporal, reconhecimento dos sujeitos históricos e análise das conjunturas sociais, econômicas e políticas que sustentam as características desse período da História do Brasil.
PARÁGRAFO SOBRE O PROTAGONISMO DO ALUNO NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO.
Inicialmente ocorre a busca pelos conhecimentos prévios dos alunos acerca dos temas trabalhados. Isso acontece em forma de conversação. São lançadas perguntas para que os alunos reflitam e respondam como: O que você conhece sobre o coronelismo? Como era a democracia durante a Primeira República no Brasil? Em seguida ocorre a categorização das respostas considerando se o estudante conhece a democracia e o coronelismo durante a Primeira República do Brasil, como ele compreende o coronelismo