Proposta de intervenção para melhoria da qualidade do uso de medicamentos entre idosos na atenção primária a saúde
Farmácia e Bioquímica
Farmácia Clínica
SÃO PAULO
NOVEMBRO 2013
Atividade: Proposta de intervenção para melhoria da qualidade do uso de medicamentos entre idosos na atenção primária a saúde fundamentada pelos artigos encaminhados.
Para um melhor uso de medicamentos entre pacientes idosos na atenção primária, sugerimos melhorar a capacitação dos profissionais envolvidos neste processo, assim como facilitar o relacionamento desses pacientes com seus cuidadores, quando for o caso, contribuindo para uma farmacoterapia adequada às limitações e particularidades desse grupo que necessita de cuidados diferenciados.
Sabemos, de acordo com a farmacocinética, que os idosos possuem uma série de alterações nos processos de absorção, distribuição, metabolização e excreção dos medicamentos, portanto, os efeitos tóxicos nesses pacientes podem ocorrem de forma mais proeminente comparado à grupos de faixas etárias diferentes. Neste contexto, ações educativas são de grande importância para dar o suporte necessário aos envolvidos nos cuidados com os idosos, melhorando assim, a qualidade de vida desta população.
O profissional mais adequado e qualificado para prestar essas ações educativas é o Farmacêutico, pois é ele quem pode adequar a farmacoterapia com as particularidades do idoso, minimizando o risco de possíveis interações, polifarmácia, toxicidade e qualquer tipo de reação relacionada com medicamentos que possa comprometer a qualidade de vida do paciente. Sendo assim, familiares, cuidadores, médicos e qualquer profissional envolvido com a saúde do paciente, pode contar com o suporte farmacêutico que dará assistência e atenção, com o compromisso de que a