Proposta de gestão de empreendimentos públicos
Assessorar tecnicamente a implantação do Projeto “Terminal Pesqueiro de Atafona”.
Resultados esperados:
Apresentar um projeto de gestão participativa, para administrar o terminal pesqueiro de Atafona. Além de, apontar formas de financiamentos externo para capacitação e implantação do projeto.
Justificativa:
Embora o terminal seja construído com recursos da iniciativa privada, deverá se constituir em um patrimônio para o município de São João da Barra, através de alguma forma de transferência (doação, comodato, outras). A administração/gestão deste patrimônio deverá ser realizada de forma participativa, com as representações dos pescadores.
Qualquer que seja o porte do terminal é necessário, capacitar os recursos humanos, para gerir o entreposto e utilizar os meios disponibilizados pelo complexo instalado. Para esta capacitação, será necessário estabelecer os temas e os conteúdos a serem desenvolvidos.
A partir da definição do modelo de gestão do terminal pesqueiro de Atafona, se partirá para as ações de estruturação do projeto final, concepção arquitetônica, orçamento da obra e equipamentos incluindo as etapas simultâneas à construção do entreposto, segundo o cronograma de atividades do projeto
Metodologia:
Empregarei as habilidades desenvolvidas durante meu processo de formação e de atuação profissional. Para isso, desejo integrar-me a equipe desta secretaria de pesca, para juntos trabalharmos na construção deste projeto, tendo a preocupação de saber ouvir a comunidade pesqueira local e de toda comunidade científica disposta a nos ajudar, na elaboração de projeto. Pretendo, colaborar para que o município tenha condições necessárias para formular convênios com entidades, que possam financiar a capacitação e os encontros de consulta popular.
Conclusão
Há uma grande parte da população ainda excluído do sistema produtivo formal, desempregada, com reduzida qualidade profissional e com peculiaridades regionais um tanto