Proposta de gestão ambiental - tratamento da água
A crescente preocupação com a preservação do meio ambiente, aliada à rápida diminuição das reservas de combustíveis fósseis no mundo, levaram à exploração de óleos vegetais no processo de produção de combustíveis alternativos. O biodiesel revelou-se um combustível alternativo de queima limpa, produzido a partir de recursos renováveis. Durante a etapa de purificação do biodiesel, são retirados resíduos de glicerina, sabões e ácidos graxos.
Esta purificação é feita pela lavagem do produto com água, seguido de filtração e secagem do biodiesel. Desta forma, a água de lavagem contém basicamente resíduos de sabões de sódio ou potássio, além dos ácidos graxos e glicerina. A etapa de lavagem do processo de produção do biodiesel caracteriza-se por ser uma das mais importantes e, também uma das mais críticas, do referido processo.
Atualmente, utilizam-se métodos tradicionais para a lavagem e purificação do biodiesel, para cada litro de biodiesel produzido serão necessários, no mínimo, 3 litros de água. As águas resultantes do processo de lavagem do biodiesel apresentam-se inaptas a serem despejadas em qualquer corpo hídrico; surgindo, portanto, a necessidade de se promover um tratamento desta água.
Tratamento da Água é um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável. O processo de tratamento de água a livra de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças.
Sugerimos então a instalação de uma ETA (Estação de Tratamento de Água), o processo do funcionamento da ETA ocorre em etapas:
- Coagulação - quando a água na sua forma natural (bruta) entra na ETA, ela recebe, nos tanques, uma determina quantidade de sulfato de alumínio. Esta substância serve para aglomerar (juntar) partículas sólidas que se encontram na água como, por exemplo, a argila.
- Floculação - em tanques