Contabilidade
A CONTABILIDADE NA ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Bruno Alex Londero, Eliane Peres, Renata Charão
Resumo
A Contabilidade como um instrumento de análise, gerência e decisão, utiliza-sede suas demonstrações para no gerenciamento e planejamento estratégico,informar aos administradores a situação econômico - financeira da empresa, demodo a auxiliar na tomada de decisões. Esses subsídios são imprescindíveispara que o administrador atue com competência na execução da atividadeoperacional.
Texto completo: PDF
Apontamentos
• Não há apontamentos.
Capa > v. 2, n. 3 (2005) > Londero
Revista Eletrônica de Contabilidade
Endereço eletrônico
Voltar
O EMPREENDEDOR E A CONTABILIDADE
Cícero A. Rocha
Visitas: 2072
Segundo a London Bussines School, somos um dos povos mais empreendedores do mundo (ocupamos o quinto lugar, ficando atrás apenas do México, Nova Zelândia e Coréia).
Nossas mulheres são mais empreendedoras do que a média mundial (no mundo a média é de 30% enquanto no Brasil elas são 40% dos 100% de empreendedores), mas na contra mão disto, a mortalidade de nossas empresas é algo assustador (apenas 3 em cada 10 empreendimentos completam cinco anos), mais de 75% fracassam em seu propósito e destas mais de 50% fracassam antes de completar um ano de constituição.
Ao contrário de países desenvolvidos como Estados Unidos e Japão ou em crescimento como a Coréia que 75% das empresas constituídas tem progresso.
E o que causa da mortalidade precoce de nossos empreendedores?
A falta de planejamento (pesquisa e análise de mercado, viabilidade econômica, definição de clientela, definição e pesquisa de fornecedores, afinidade e conhecimento do negócio, conhecimento (básico) financeiro e contábil, conhecimento do produto ou serviço, definição de custo e preço de venda etc...)
Tudo isto somado a falta de assessoramento e consultoria (em quase totalidade dos casos) de um profissional contábil