Proposta de Desenvolvimento Organizacional da Associação Comercial e Industrial do Paranoá
1 INTRODUÇÃO
1.1 Contexto
Hoje todas as organizações devem buscar informações a respeito das mudanças ocorridas ao seu redor e por meio dessas informações realizar o planejamento de suas atividades levando em consideração a missão, visão de futuro, metas para que o trabalho não venha a sofrer com essas mudanças ambientais. O planejamento das ações da organização minimizam as chances de a organização sofrer abalos devido às mudanças incorridas, melhorando com isso o seu desempenho frente a seus concorrentes.
As entidades sem fins lucrativos não devem agir de modo diferente, todas as suas atividades devem ser planejadas e de conhecimento de todos os colaboradores para que a sinergia seja a máxima possível.
Algumas dessas entidades estão sofrendo algumas pressões de seus associados; um exemplo é o das Associações Comerciais e Industriais - ACIs, que tinham o papel de representar seus associados junto a órgãos tanto do governo quanto instituições financeiras e que vêem passando por transformações que são impostas pelo seu ambiente de atuação.
8
As empresas estão necessitando cada vez mais das ACIs no que diz respeito à representação - lobby, serviços, desenvolvimento socioeconômico.
Esses papéis por sua vez devem ser realizados pelos colaboradores da entidade, que possuem um papel indispensável na realização dos mesmos. E devido a essa exigência é que se vê a necessidade de implementação do Desenvolvimento
Organizacional - DO dentro dessas entidades.
O DO consiste em um processo planejado, para mudar passo a passo o comportamento, a cultura, o clima, as estruturas organizacionais e comunicacionais, as estratégias, a atitude e as capacidades dos indivíduos na organização.
O objeto deste estudo é: Quais os fatores dificultadores e facilitadores para a efetividade na implantação do DO dentro das ACIs ?
Este estudo foi realizado na Associação Comercial e Industrial do Paranoá, pois seus colaboradores estão tendo dificuldade em