Apostila de Filosofia de Educação
Apresentação
A proposta que segue abre os estudos em Filosofia da Educação, trazendo para o âmbito das discussões e estudos as seguintes temáticas: Didática; Evolução do Pensamento Pedagógico; Teorias da Aprendizagem; As Tendências Pedagógicas na prática escolar brasileira e a Avaliação da Aprendizagem Escolar.
A Educação é um contínuo “que fazer” humano, ou seja, um tipo de atividade que se caracteriza fundamentalmente por uma preocupação, por uma finalidade a ser atingida. A Educação dentro de uma sociedade não se manifesta como um fim em si mesma, mas sim como um instrumento de manutenção ou transformação social. Assim sendo, ela necessita de pressupostos, de conceitos que fundamentem e orientem os seus caminhos. A sociedade dentro da qual ela está deve possuir alguns valores norteadores.
Não é nem pode ser a prática educacional que estabelece os seus fins. Quem o faz é a reflexão filosófica sobre a educação dentro de uma dada sociedade.
As relações entre Educação e Filosofia parecem ser quase “naturais”. Enquanto a educação trabalha com o desenvolvimento dos jovens e das novas gerações de uma sociedade, a filosofia é a reflexão sobre o que e como devem ser ou desenvolver: estes jovens e esta sociedade.
Deste modo, a reflexão filosófica sobre a educação é que dá o tom à pedagogia, garantindo-lhe a compreensão dos valores que deverão orientá-la para o futuro. Assim, não há como se ter uma proposta pedagógica sem pressuposições (no sentido de fundamentos) e proposições filosóficas, desde que tudo o mais depende desse direcionamento.
Iniciamos pela Didática, compreendendo-a como parte da Pedagogia que se ocupa dos métodos e técnicas de ensino. Em seguida, faremos uma incursão pela Evolução do Pensamento Pedagógico, iniciando com os filósofos gregos e encerrando com o pensamento sobre a Educação na contemporaneidade.
Num terceiro momento, refletiremos acerca das Teorias de Aprendizagem, passando em seguida para