Proposta da construção de um pensamento gerencial focando a aplicação de ferramentas de gestão na busca de eficiência organizacional
“O homem moderno está inserido na chamada ‘sociedade da informação’, em que se exige um conhecimento mínimo em informática, sendo este um dos critérios necessários para que as pessoas sejam cidadãos de fato.” (Takahashi, 2000)
RESUMO:
Este artigo abordará o planejamento estratégico da Indústria 2007/2015, qualificando o processo de desenvolvimento que se deseja para o País. O plano está estruturado em três áreas, porém, o foco aqui será a área de sustenção tecno-pedagógico, infra-estrutural que tratará do processo de inclusão digital realizado pela rede SESI.
Parte da premissa de que o conjunto de competências, inclusive a digital é o que fará valer o verdadeiro desenvolvimento sustentável.
ABSTRACT:
This article will approach the Industry Strategic Planning 2007/2015, qualifing the process of development that Brazil desire. The plan is structured in three areas, however, the focus here are the Tecno-Pedagogical Sustenction Area, infra-structural that will manage the process of Digital Inclusion realized by SESI.
Start by proposition that competence group, include the digital is that will be sustent the real Sustainable Development.
PALAVRAS-CHAVE: Desenvolvimento sustentável, capital humano, competências, construção do conhecimento.
1. INTRODUÇÃO
Os diversos segmentos que compõem a nação brasileira têm um desejo comum – fazer do Brasil um país competitivo, inserido na economia mundial e socialmente justo, capaz de incluir aqueles que se encontram à margem do desenvolvimento.
A educação como base do desenvolvimento sustenta-se principalmente na teoria do capital humano (Schultz), colocando uma nova perspectiva para as condições do crescimento econômico e social. De forma simplificada, a teoria do capital humano propõe que o conjunto de competências que as pessoas detêm, adquiridas através de processos