Auditoria contabil
Na opinião de Oliveira (1998), planejamento estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando o melhor grau de interação com o ambiente onde está inserida, considerando a sua capacidade no processo de adequação.
Segundo Souza e Qualharini (2007), o grande benefício do planejamento estratégico é a tendência da redução dos efeitos de uma série de incertezas em um processo qualquer que deve ser considerado, tratando-se de uma percepção provável de um cenário esperado e os meios necessários para alcançá-lo.
Conforme Padoveze (2008, p. 69) o “planejamento estratégico é um processo que prepara a empresa para o que está por vir.” Conforme o mesmo autor, a estratégia de ação da empresa baseia-se nos seus objetivos coorporativos que, por sua vez, baseiam-se nas suas metas, alinhadas à missão da corporação. Ainda, o planejamento estratégico deve incorporar todos os objetivos funcionais e divisionais da organização em um processo integrado e interativo.
Para Souza e Qualharini (2007), deve enxergar além da organização, sendo, portanto, de extrema importância considerar os reflexos dos fatores externos nos rumos e planos futuros traçados para a empresa que o utiliza como ferramenta de gestão. Assim, todas as estratégias e objetivos estabelecidos devem ser definidos como um todo visando maximizar o atendimento às expectativas dos clientes, internos e externos, colaboradores, acionistas, sociedade, fornecedores e governo.
O planejamento estratégico vem evoluindo nos últimos anos, desde o