Tratamento de efluentes liquidos
Giovano Menezes
Profº Maria Benedita da S. Prim Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso de Gestão Ambiental (GAM 2201) – Sistemas de Tratamento de Efluentes Líquidos
02/04/2009
RESUMO
O estudo mostrará sobre os sistemas de tratamento de efluentes sendo: preliminar, primário, secundário e terciária e como ocorre a remoção dos resíduos sejam eles sólidos ou líquidos. Em seguida apresentamos as variantes do processo de lodo ativo. Palavras-chave: Sistema de Tratamento de Esgotos, efluentes, lodos ativos.
1 INTRODUÇÃO
O presente estudo apresentará alguns aspectos importantes do sistema de tratamento de efluentes líquidos, focando também no tratamento de lodos ativos.
Sabe-se que as grandes fontes de esgotos são produzidos pelas cidades, sejam por meio domésticos e indústrias.
A partir deste momento aprenderemos um pouco sobre este sistema.
2 SISTEMAS DE TRAMENTO DE EFLUENTES
Com o aumento da poluição industrial tem feito com que os órgãos de controle ambiental busca-se revisar a legislação para que tivesse mais rigor e limites mais rigorosos quanto ao descarte dos efluentes residências e industriais. Para as industriais essa situação tem feito com que elas buscassem melhorar seus sistemas de tratamento de efluentes aplicando assim novas tecnologias.
Segundo Catia (2008, p47) sabe-se que atualmente tem se buscado realizar o tratamento de efluentes ou esgotos, essas unidades de tratamento são feitas para tratar tanto os esgotos domésticos como os industriais.
Os sistemas de tratamento efluentes líquidos, englobando um ou mais processos descritos, são classificados conforme a função do tipo de material a ser removido e da eficiência de sua remoção em:
• tratamento preliminar: esse tipo de tratamento tem por finalidade fazer a remoção sólidos grosseiros que estão presentes normalmente em qualquer tipo de água residuária. Estes são