propanona
Mais popularmente conhecida como acetona (também conhecida como dimetilcetona, propan-2-ona ou simplesmente propanona). Com fórmula química CH3(CO)CH3.
.
Características
A propanona é a cetona de maior uso comercial sendo bastante utilizada como removedora de esmaltes. No entanto, a solução que serve para essa finalidade na realidade é uma mistura de acetona, álcool etílico e água.
É um composto orgânico sintético que também ocorre naturalmente no meio ambiente. É um líquido incolor de odor e sabor fáceis de distinguir. Evapora facilmente, é inflamável e solúvel em água. Ponto de fusão: -94,6 ºC. Ponto de ebulição: 56,1 ºC. Densidade (25 ºC): 0,788 g/cm³
Densidade: 791,00 kg/m³
Massa molar: 58,08 g/mol
.Produção da propanona
A acetona é produzida principalmente por processos de desidrogenação ou peroxidação do álcool isopropanol. Uma das formas de se obter a acetona é pela oxidação do álcool secundário 2-propanol (isopropanol), utilizando uma mistura de dicromato de potássio (K2Cr2O7) ou ácido sulfúrico concentrado (H2SO4).
Outro método consiste no aquecimento a 300 °C do acetato de cálcio:
Ca(C2H3O2)2 → C3H6O + CaCO3
O nosso corpo produz a propanona como resultado da decomposição incompleta de gorduras. O nível normal de propanona no sangue é de até 1 mg/100 mL de sangue. Porém, em alguns casos de doenças, como o diabetes Millitus e o hipertireoidismo, a pessoa produz mais propanona que pode ser detectada pela urina, por onde é excretada, e que pode chegar até mesmo a ser sentida pelo hálito.
É produzida em vários tipos de indústrias como de papel, plástico, farmacêutica, de limpeza, tinta e produtos similares, químicos de chiclete e madeira. Aproximadamente 80% da acetona é produzida como um co-produto do fenol.
Usos da propanona
A acetona é usada principalmente como solvente e como intermediário na produção química. Os maiores usos são na produção de metacrilato de metila, ácido metacrílico e metacrilatos superiores,