Propagação de Calor
Calor é a energia térmica em transito entre corpos que estão a temperaturas diferentes. O processo de transferência de calor ocorre quando há dois ou mais sistemas, com diferentes temperaturas, em contato e cessa quando esses sistemas adquirirem a mesma temperatura, pois atingiram o equilíbrio térmico.
Para que ocorra troca de calor, é necessário que ele seja transferido de uma região a outra através do próprio corpo, ou de um corpo para outro. Existem três processos de transferência de calor estudados na termologia, são eles: condução, convecção e irradiação.
CONDUÇÃO
É o processo de transmissão de calor feita de partícula para partícula sem que haja transporte de matéria de uma região para outra. O processo de transmissão de calor ocorre principalmente nos sólidos e em especial nos metais, pois estes são bons condutores de calor. Em geral, um bom condutor de eletricidade também é um bom condutor de calor.
Quando fornecemos calor a um corpo, através de uma fonte de calor, como uma chama, a parte do corpo, em contato com a fonte, irá se aquecer, e seus átomos irão se mover mais rapidamente, (adquirindo maior energia cinética) o que produz colisões com os átomos vizinhos, que da mesma forma irão interagir com os seus átomos vizinhos, até que todo corpo esteja aquecido. Esse é processo de transferência de energia denominado condução.
Os sólidos possuem os elétrons externos fracamente ligados, sendo que nos metais, esses elétrons estão mais fracamente ligados ainda e são livres para transportar energia através de colisões no metal e por isso os metais são chamados bons condutores de calor. Já os materiais, como a madeira e a cortiça, possuem seus elétrons externos fortemente ligados, o que não permite uma boa propagação de calor e por isso são chamados de isolantes.
CONVECÇÃO
A convecção é o processo de transmissão de calor feita por meio do transporte da matéria de uma região para outra. A convecção é o